Ódios ao volante
O carro tem uma dimensão bastante intima, e não estou a falar dessas coisas que estão a pensar, mas já todos reparámos que os homens dentro dele têm todos a tentação irresistivel de tirar "macacos do sótão", ou "limpar o salão" o que acho metáforas deliciosas. Estes hábitos podem ser nojentos mas não me incomodam desde que não deitem os "restos" para fora do carros com um valente piparote.
Já outros hábitos têm o condão de me tirar do sério, com vontade de regredir muitos anos na história humana e desancar os portadores de tais "manias". Não vou aqui entrar em conceitos estéticos sempre discutíveis quanto á decoração das viaturas, as Penélopes e "vais tu" colados na traseira não me inquietam mais. Falo daqueles hábitos que incomodam todos os outros concidadãos.
À cabeça da lista vem o "pastel" que rola vagarosamente diante de um sinal amarelo e decide dar somente a acelaradela suficiente para, passando com o vermelho, nos deixar pendurados no sinal. Temos de seguida o "nervoso" que em qualquer circunstância apita desalmadamente como se tal salvasse o pai da forca, mesmo que à sua frente esteja um camião TIR a trocar um pneu furado. O "deixa estar" que estaciona em segunda fila em qualquer rua ou estrada tornando o transito da mesma um caos mesmo que tenha um lugar dez metros à frente. O "limpinho" que em pleno sinal vermelho decide esvaziar o cinzeiro abrindo discretamente a porta e deitando a cinza na estrada. Temos a versão "limpinho" espampanante quando em plena estrada decide abrir o vidro e deitar fora todo o lixo, cascas de fruta e lenços de papel, que acumulou durante as últimas duas horas na fila da Ponte em fim de tarde de Domingo.
Gosto particularmente dos "rápidos" de tamanho mini e pretensões maxi que se colam na nossa traseira a pedir passagem, mesmo que estejamos na fila da ponte e o melhor que consigam é andar dez metros, e insistem em fazer sinais de luzes e piscas como se fossem uma ambulancia.
Temos tambem a versão "policia" que são aqueles condutores que em auto-estrada se colam na fila da esquerda a 120Km/H como que a dizer-nos que somos uns prevaricadores ao ir a 130.
Enfim, estes ódios não devem ser os únicos mas gostava de saber se são só meus.