04 julho 2006

O futebol e a classe intelectual

Tenho estado desde 9 de Junho numa calada admiração por todos aqueles intelectuais que "abominam" futebol. Mais que futebol, abominam o senhor Scolari e a sua forma de estar.
Como todo o país que gosta de futebol temos um treinador potencial dentro de nós. Não há maior irresistibilidade que deitar uns palpites sobre a constituição da equipa ou a táctica a utilizar. Esta tentação é ainda maior após o jogo e portanto com toda a razão do nosso lado.
Temos entre os treinadores intelectuais mais destacados o Sr.Miguel Sousa Tavares e o Sr. Manuel Serrão. Ambos têm o seu publico e gostam de ser lidos. Têm opinião e são absolutamente convencidos que as suas opções são as correctas. Nunca têm dúvidas e raramente se enganam e acima de tudo são Portistas. Ser portista na futebolandia nacional é como a relação do Frank Sinatra e da Cosa Nostra, todos sabem quem são mas convém não hostilizar não vá dar-se o caso de termos um acidente, ainda para mais se têm a patine de intelectual.
Temos num outro extremo o Sr. JPP, que clama contra as calamidades do futebol e do pernicioso que este tem, mas deve ver os jogos ás escondidas. Ele esquece-se de dizer que se hoje o futebol tem o impacto que tem é graças á classe politica que ele tão bem aconselha, acompanha e faz parte dela.
O que me incomoda é este duplo raciocinio, se é futebol é mau, se é jogado com as regras de um treinador teimoso mas vencedor e ainda para mais estrangeiro é duplamente mau. Se ganhamos com a equipa que ele forma já não é a equipa de todos nós, porque essa seria feita na imprensa ou em entrevistas de rua. Se ele tem mau feitio mas ganha é casmurro, o Sr. Mourinho faz o mesmo mas é somente determinado.
Gosto imenso de futebol, curiosamente muito mais de jogar do que de ver. O que me incomoda mesmo é que mais de metade das pessoas que falam dele nunca o jogaram e muitas nem sequer fizeram qualquer desporto que não fosse comprar o bilhete para o assistir. Bem sei que não é preciso ser cantor de Opera para poder fazer a respectiva critica, mas convenhamos que tanto alarido também não é normal.
Bem sei que o país não pode ficar paralisado por eventos como este, mas a projecção que a seleção nos pode dar é muito maior e mais barata que uma API mal gerida e com menos de metade de tempo de antena á escala planetária.
Que ganhe a melhor equipa, a mais bem gerida, a mais determinada e se possivel a Nossa.

10 Comments:

Blogger marta r said...

Um dia, Portugal será campeão do mundo com o Scolari e ainda haverá gente a criticar as suas convocatórias.
E já agora, esse dia bem que podia ser já 9 de Julho. Eu cá acredito.

1:10 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

(olha um morning post!)

Pois, eu vi um jogo, o último, joguei futebol na escola e na rua, não percebo nada da equipa, mas enquanto o jogo decorria dei tantos palpites e berros (e outras coisas que não vou aqui explicitar...) que até assustei-me comigo!

Pior de tudo, achei piada.

E sim, concordo contigo, todo o bom português (estes têm é tempo de antena) têm a mania que percebem mais do que o treinador.

2:25 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Mai nada!!! Dá-lhes Felipão! Abraço

7:59 da tarde  
Blogger Carlota said...

É por isso mesmo que eu me abstenho de falar de futebol. Só me refiro a factos-satélite.
Beijola.

9:40 da tarde  
Blogger JPS said...

E mesmo que Portugal não seja campeão só o facto de aqui termos chegados é bom.

Isso e a reconciliação com a bandeira. Agora já não é pimba andar com a bandeira de Portugal.

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim...que ganhe a NOSSA!!! PORTUGAL! PORTUGAL!PORTUGAL! (...desculpa pelo alarido Out of Time pelo alarido mas hoje estou especialmente patriótica) bjs :D

12:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e pelos vistos gaga!!! :S

12:12 da tarde  
Blogger Out of Time said...

Olé Olé, Hoje quem não salta é Francês, olé olé.

4:22 da tarde  
Blogger Custódia C. said...

Inteiramente de acordo. Viva nós e o nosso futebol. Tem que ser desta!
Em frente Portugal!

6:01 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

(estou a saltar...)

7:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker