10 abril 2009

Assumir riscos

Quando se é jovem o amor é límpido, transparente, sem outro significado que não seja a fruição. As relações, namoros no meu tempo, assumiam-se de uma forma natural. Eram a consequência de uma vontade em estar mais tempo com a pessoa desejada. As coisas nem sempre se assumiam perante os pais, nem mesmo perante todos os amigos. Havia algo de "proibido" de transgressor. por isso mesmo muito intenso. Não seriam os tempos, seria a idade.

Hoje em dia assumir alguma coisa é muito mais complicado, temos montes de egoísmos acumulados a que chamamos "individualidade", "autonomia", "independência". Dividimos o tempo entre o emprego, sempre "super importante" e absorvente, e a nossa " independência ". O que resta nem sabemos muito bem o que é. A " independência " é uma autêntica "dependência". De compromissos familiares e sociais.

Nestes últimos estão os montes de amigos "inadiáveis" que queremos perenes até prova em contrário. Que nos ocupam com os seus problemas quando não os conseguem resolver por si, mas que assim que encontram "o tal" desaparecem sem deixar rasto. Os amigos que têm casamentos frustrados e que compensam estas situações com "festas" giríssimas onde se podem reunir com outras pessoas nas mesmas circunstâncias e esquecer a "cama" que não vão ter, ou o orgasmo que desconhecem.

Quando se encontra uma pessoa que nos interesse questionamos, pesamos, ponderamos, se sentimos aquilo que sentimos quando adolescentes. Não! Não é a mesma coisa! Temos casamentos que correram mal, namoros a seguir que não correram melhor, temos filhos, temos uma outra pressão familiar, e temos medo. Muito medo! Então, tudo aquilo que temos, toda a placidez, as amizades, os hábitos, podem ser postos em causa por um desconhecido que encontramos por "acidente"?

Temos que recomeçar tudo de novo? É muito mais simples manter os velhos hábitos, as rotinas, os egoísmos. Perdemos a coragem. De tanto lutar pela independência caímos na dependência da cobardia. Assumir esta ruptura requer provas irrefutáveis de "amores eternos", palpitações adolescentes, que como o próprio nome indica não teremos mais, encontrar a coragem dentro de nós para recomeçar. Continuar a acreditar que viver é assumir que nem tudo pode dar certo, mas é muito mais certo tentar e assumir algo que pode dar errado. Viver é isso mesmo, arriscar, assumir. Quem não o faz castra-se a si próprio.

4 Comments:

Blogger alma said...

num tempo onde não existimos a não ser uma parte de nós
numa espiral louca que nos engole para depois cuspir alguém que em algo se assemelha ao que fomos...
...mas que nunca voltaremos a ser

11:43 da tarde  
Blogger Out of Time said...

Agradeço a leitura mas confesso que a ideia do texto não é ser desmoralizador, pelo contrário.

11:52 da tarde  
Blogger João C. Santos said...

Olá,
permite-me que use o teu espaço para apresentar o meu primeiro livro, «Ausência de mim», editado no dia 24 de Abril pela EdiumEditores .
Obrigado.

3:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

乳酪蛋糕:推薦你全台最好吃ㄉ乳酪蛋糕!
台中汽車旅館:如果要去台中住宿推薦鍾愛一生的汽車旅館!
看護中心:長期看護要特別注意哪些事項呢!
隔熱紙:汽車隔熱紙是越貴越好嗎!!!
高雄縣旅遊:推薦你高雄縣市的旅遊景點喔^^
棧板:環保棧板的最佳選擇!
拳師犬:來到我的寵物網站告訴你如何飼養可愛ㄉ狗狗^^
墾丁旅遊:夏天到了墾丁是南台灣最佳旅遊點耶!
彌月蛋糕:給寶寶彌月最佳的蛋糕禮盒選擇!
法拍屋:不景氣選擇房屋法拍屋正是時候ㄛ!
納豆:你知道納豆對身體有何功效ㄇ~~~
電波拉皮:年輕的最佳利器就是電波拉皮~一勞永逸~
瑜珈教室:選擇瑜珈除了環境就是師資,讓我們展現最佳實力!
服飾批發:全台最物超所值ㄉ日韓服飾網路平台~

7:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker