10 julho 2006

RAN Estruturante ou conjuntural ?


Na sequencia do meu post sobre o poder local levantou-se uma acesa polemica sobre a utilidade e importancia da famosa RAN (Reserva Agricola Nacional).

Parece que afinal existem mais uma vez dois pesos e duas medidas para a aplicação da mesma. Se falamos de 3.ooom2 dentro de uma propriedade privada para o desenvolvimento de um projecto de dimensão local é um documento estruturante e impensável contornar.
Se falamos de 100 hectares em plena Reserva Agrícola Nacional já é um documento meramente regulador, desde que sirva ao Governo na sua campanha promocional, onde foram salvaguardadas as devidas precauções.
Nestas circunstancias lembro-me sempre daquela famosa frase de financeiros. Se tens uma divida bancária de 1.000 contos tens um problema, se a divida são 100.000 contos é o banco que tem um problema. Aqui passa-se o mesmo, a dimensão é que inverte o sentido da questão.
Como português devia ficar eufórico, afinal são mais uns milhares de empregos a criar. No entanto fico com a sensação que nos estamos a vender barato. Trocamos os princípios pelo pãozinho e pela esmola caridosa dos nossos "amigos" espanhóis que fazem o favor de vir aqui investir o seu dinheiro.
Espero que todo este projecto seja efectivamente um investimento de longa duração e não seja mais um aproveitamento conjuntural de financeiros e políticos com deficit de ideias estruturantes.

3 Comments:

Blogger Macambúzia Jubilosa said...

Diz o Ministro do Ambiente que foram minimizados os impactos negativos do projecto.

E depois diz que não houve qualquer estudo de impacte ambiental.

Ora, ora...


PS: Nice blog you´ve got here ;)

10:59 da manhã  
Blogger 125_azul said...

Ah, sim, pois, claro, evidentemente! Evidentemente que ELES são os espertos, nós os OTÁRIOS. beijinhos

3:16 da tarde  
Blogger Maria Liberdade said...

É o costume... Não amira que achem que somos uma provincia espanhola.Um dia destes somos mais dependentes de Madrd do que a Catalunha.

4:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker