31 julho 2006

Ódios ao volante


Qualquer condutor que se preze tem uns quantos ódios de estimação quando vai a conduzir. São pequenos nadas que nem reparamos noutras circunstâncias mas que ao volante ganham outra qualquer dimensão. Ao volante, porque não podemos fazer mais nada, temos que reparar numa série de pormenores.

O carro tem uma dimensão bastante intima, e não estou a falar dessas coisas que estão a pensar, mas já todos reparámos que os homens dentro dele têm todos a tentação irresistivel de tirar "macacos do sótão", ou "limpar o salão" o que acho metáforas deliciosas. Estes hábitos podem ser nojentos mas não me incomodam desde que não deitem os "restos" para fora do carros com um valente piparote.

Já outros hábitos têm o condão de me tirar do sério, com vontade de regredir muitos anos na história humana e desancar os portadores de tais "manias". Não vou aqui entrar em conceitos estéticos sempre discutíveis quanto á decoração das viaturas, as Penélopes e "vais tu" colados na traseira não me inquietam mais. Falo daqueles hábitos que incomodam todos os outros concidadãos.

À cabeça da lista vem o "pastel" que rola vagarosamente diante de um sinal amarelo e decide dar somente a acelaradela suficiente para, passando com o vermelho, nos deixar pendurados no sinal. Temos de seguida o "nervoso" que em qualquer circunstância apita desalmadamente como se tal salvasse o pai da forca, mesmo que à sua frente esteja um camião TIR a trocar um pneu furado. O "deixa estar" que estaciona em segunda fila em qualquer rua ou estrada tornando o transito da mesma um caos mesmo que tenha um lugar dez metros à frente. O "limpinho" que em pleno sinal vermelho decide esvaziar o cinzeiro abrindo discretamente a porta e deitando a cinza na estrada. Temos a versão "limpinho" espampanante quando em plena estrada decide abrir o vidro e deitar fora todo o lixo, cascas de fruta e lenços de papel, que acumulou durante as últimas duas horas na fila da Ponte em fim de tarde de Domingo.

Gosto particularmente dos "rápidos" de tamanho mini e pretensões maxi que se colam na nossa traseira a pedir passagem, mesmo que estejamos na fila da ponte e o melhor que consigam é andar dez metros, e insistem em fazer sinais de luzes e piscas como se fossem uma ambulancia.
Temos tambem a versão "policia" que são aqueles condutores que em auto-estrada se colam na fila da esquerda a 120Km/H como que a dizer-nos que somos uns prevaricadores ao ir a 130.

Enfim, estes ódios não devem ser os únicos mas gostava de saber se são só meus.

8 Comments:

Blogger 125_azul said...

Eu tenho ódio do nano-segundo, minúsculo espaço de tempo entre a mudança do sinal de vermelho para verde e a buzinadela do cretino atrás de nós, sendo que se o cretino estiver à nossa frente estará a falar ao telemóvel, a tirar macacos do sotão ou a trocar o CD e por isso não vai andar, a não ser quando o verde já está a passar para amarelo...

6:05 da tarde  
Blogger BR said...

Não são só seus, caro Out of Time. Embora os partilhe, devo dizer que o meu ódio de estimação vai para o motociclista disfarçado de automobilista que vai ziguezagueando à laia de gincana por entre os carros, com os néons azuis a pataliscar por baixo no chassis que por sua vez quase rasa no chão de tão quitado que foi. Nada contra o tunning, que se deveria chamar tóni-ing, mas contra o dedito selvático que normalmente se insurge contra o outro cidadão automobilizado que se for como eu lhe responde aos sinais de luzes com um movimento de mão: "passa por cima". E eu a pensar que eles com aqueles bonés não viam nada...

7:40 da tarde  
Blogger Maria Liberdade said...

Acho que são de todos. O homem e o seu veículo merecia uma cadira no curso de sociologia.

11:19 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

mais um de férias.....

2:56 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

p.s..... descansa e diverte-te!

2:57 da manhã  
Blogger Out of Time said...

Voltei, não foi de férias mas foi do forno em que tornou esta Lisboa. Estou a tentar ficar paradinho porque dizem que o movimento gera energia que se manifesta sobre a forma de calor. Não sou grande coisa em fisica mas isto deve andar lá perto.
Entretanto fui colecionando alguns ódios mais, mas calculo que deve ser mau feitio devido ao calor pelo que vou tentar deixar amadurecer os ditos.

6:15 da tarde  
Blogger Flecha Ruiz said...

Um dos que mais odeio é o que abranda violenta e repentinamente para mudar de direcção fazendo o pisca só quando estão 2/3 da manobra cumpridos.

Ou mesmo aquele que quando se acha perdido à procura de uma morada vai a 10km/hr. Mantendo esta velocidade constante adormece os 20 condutores atrás. Quando achada a desejada morada trava e imobiliza o carro, seja onde fôr, provocando aquele toque indesejado.

Outro é aquele que por ter um carro topo de gama acha que os "STOP", "triângulos", "traços contínuos" e passadeiras são apenas para respeitar pelos carritos e que há o "Código da Estrada" usado pelo comum dos mortais, e o "Código dos BMW, AUDI...etc e tal" que basicamente dirá "é sempre em frente e os outros que esperem".

Ou o que usa o colete no banco, não vá a policia duvidar da sua existência...ou mesmo leva-lo vestido, assim, em caso de acidente ou paragem forçada, são menos 5 segundos que se perdem.

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker