14 julho 2006

Estranhos Silêncios


Imaginem-se vocês a trabalhar, num dia aparentemente normal. De repente parecem escutar um ruído estranho, parecem ser motores de avião. Pensam que será uma qualquer camioneta ou um avião a voar anormalmente baixo. O barulho aumenta e subitamente é acompanhado por ruídos semelhantes a explosões. Estranho....que será?

Ligam a rádio e ouvem que é a aviação Espanhola. Acabou de bombardear Almada. Soube de fonte segura que se estava lá a esconder um perigoso núcleo da Al Qaeda que tinha raptado dois soldados da Guardia Civil à uma semana.

Então e a independência Nacional e o Direito Internacional pensam vocês? Onde andam os capacetes Azuis, a ONU, o G7 ou a NATO ?

Pois é. Este é o provável cenário no Líbano. São um país independente, soberano e democrático. Beirute já foi uma das cidades mais apetecíveis do Mediterrâneo, semelhante a um Rio de Janeiro na beleza e no estilo de vida, mas para Israel isso são meros detalhes. Se se raptam dois soldados do seu exército isso dá-lhes o direito de invadir qualquer país suspeito.

O tipo de força que usam pode ser desproporcional, o que acho um eufemismo do mais cínico, para dizer que estão a usar todo o seu poderio militar. Na prática o que pretendem é condenar todo um país à asfixia económica até este entregar algum "terrorista". A morte de civis e de crianças são simples danos colaterais. O processo é lento no limite pretende que se entregue todo e qualquer potencial terrorista a uma Israel detentora da Verdade e da Justiça, nem que seja para se salvar de morrer à fome. Já foi aplicado noutras zonas do globo, não é rápido nem indolor. Foi tentado nos Balcãs e viram-se os resultados, 10 anos de guerra ainda por sarar.

Qual a posição da comunidade internacional ou dos EUA? Estranhamente calados. O terrorismo tem este efeito de pânico, quando se fala dele todos os países preferem ficar calados, podem ter telhados de vidro.

6 Comments:

Blogger BR said...

Sabe do que já me lembrei? Se o mundo não seria uma daquelas banquinhas de parque de diversões onde se vai tentando acertar nos alvos móveis com tiros de borracha. Cada país vai desfilando e quem segura a arma vai atirando, à vez, com munições à séria. À volta todos se divertem em outras bancas e outros carrosséis, até chegar a sua vez.

Shame on them; shame on us.

2:17 da manhã  
Blogger 125_azul said...

Era suposto sermos todos irmãos e tal... beijinhos

4:39 da tarde  
Blogger Macambúzia Jubilosa said...

A Comunidade Internacional?

A Europa? mas qual Europa? quanto muito as Europas... a Blairista e a Zapaterista...

Os EUA? os EUA esfregam as mãos e encaram isto como uma forma de fazerem uma guerra contra o Irão...

Oh yeah...

11:31 da tarde  
Blogger maria said...

Posso fazer uma correcção? Não é podem ter telhados de vidro, é têm telhados de vidro!

12:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não é tão facil e linear assim...é um «déja-vu»...

Enfim ...

Beijos da Princesa

9:38 da manhã  
Blogger sou só Pedro said...

Mas bombardear Almada era assim tão mau!?

10:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker