08 junho 2006

As tertúlias masculinas

Sempre associei as tertúlias a um conjunto de pessoas com vontade de partilhar ideias ou a encontros de amigos unidos por algum ideal. Vou-me apercebendo que as tertúlias são um pouco como os blogs, com a diferença de ser um grupo de amigos que se conhecem efectivamente e partilham um espaço comum real.

Com o avançar da idade o local e horas de encontro vão ficando mais matutinas. Começam por ser jantares longos, em restaurantes mais ou menos do agrado de todos, seguidos de noitadas mais ou menos etílicas. O motivo para tal reunião é simples, existimos e gostamos de partilhar a nossa existência.

Com o acumular de responsabilidades, profissão, casamentos e filhos os horários vão mudando bem como os temas de conversa. O restaurante pode eventualmente melhorar de qualidade, a quantidade de álcool ingerido passa a ser mais comedido, talvez passe da cerveja para o whiskie mas a grande alteração é a hora do regresso.

Todos esperamos que o assunto também mude, mas aí é que reside a grande mentira.
Os assuntos continuam a ser eternamente os mesmos, mulheres, automóveis e talvez no início de conversa um pouco de política ou de economia. Estes dois últimos assuntos são sempre evitados politicamente, além de exigirem algum conhecimento requerem também opinião.

Falar de automóveis é sempre um assunto neutro, depende muito da capacidade financeira de cada um pelo que não suscita efectivamente grande entusiasmo. Agora...falar de mulheres é um assunto deveras democrático, esse sim é assunto das paixões. Não falo das paixões genuínas, essas são para tratar no recato do lar ou na intimidade de um grupo restrito, talvez mesmo só com a mãezinha.
Falo de tudo o resto, que é um mundo, primeiro porque existem milhões, e depois porque efectivamente ninguém as entende.

Tenho assistido então a tertúlias do mais interessante onde chego à conclusão que efectivamente existe um denominador comum, quanto mais velhos são os grupos pior é a forma como o assunto é abordado. De uma forma mais boçal e mais desencantada, regra geral já reflectem um ou mais divórcios.
O que me espanta é que todos eles são uns machos sempre erectus com montes de experiência e no entanto não melhoraram em nada a sua sensibilidade ou elegância na forma. Enfim.....uma desilusão.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ahahahaah do melhor este «post»!!! adorei a frase ...o que me espanta é que eles são uns machos sempre erectus com montes de experiências...

Beijos e bom fim-de-semana

Ps se precisares eu mando-te um descodificador de mulheres!!!

8:08 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

lololololololololol

nunca fui a uma tertúlia dessas !

bom, na realidade, ninguém ia discutir mulheres comigo....

(as mulheres não discutem os maridos... pelo menos não as pessoas que conheço... )

há sempre a piada, claro. Divórcio? Já fui divorciada...

hum...

(sou casada)

mas ninguém fala de experiências (nem estou a ver o que há a falar.. os homens são seres estranhos, não são???)

lololololololololololololololololol

4:30 da manhã  
Blogger marta r said...

As conversas entre mulheres não são tão assim tão diferentes... trocam-se os carros pelas roupas e cremes, as mulheres pelos homens, junta-se-lhes os filhos, os colégios, o drama das peles caídas e mais um pouco de homens. Maridos ou amantes.
Uma desilusão.

1:20 da tarde  
Blogger Лев Давидович said...

Minha Cara, devo confessar que nunca tinha ouvido falar de semelhante blog, mas a surpresa foi mais que positiva. Têm aqui um belo espaço.
Agradeço a sua visita ao meu blog, mas lamentavelmente digo que o comment não ficou lá. Não pergunte a causa: ele chegou à minha caixa de e-mail, aceitei-o, mas ele n consta...
Resta dizer que será este um espaço de referência, propício a visitas futuras

3:25 da tarde  
Blogger 125_azul said...

Machos erectus, não sei, que as estatisticas dizem que mais de 50% dos machos lusos sofrem de disfunções exactamentes no que gostariam de manter "erectus"...
E olha que as tertúlias femininas são bem mais animadas!

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker