07 novembro 2006

O egoísmo e a idade

Paradoxal, o egoísmo cresce proporcionalmente á idade e inversamente à maturidade.

Este raciocínio é perverso mas é cada vez mais uma realidade que constato. A maturidade não desenvolve a nossa generosidade mas pelo contrário desenvolve o nosso sentido de preservação que num sentido muito restrito potência egoísmos vários.

Quem já não disse depois de um relacionamento prolongado "que não está para aturar certas coisas"?
Fico sempre espantado porque relações são jogos de equilibrios onde tão importante quanto receber é dar, ou seja, se não se está disposto a dar também é natural que não se receba. È a relação não relação. Quando vejo casais muito dissonantes pergunto-me sempre qual o ponto de equilibrio que os sustenta, não pode ser o egoísmo mas gostava de saber o que será.

3 Comments:

Blogger marta r said...

É o efeito "pescadinha rabo-na-boca": ser egoísta hoje é uma questão de sobrevivência.

11:18 da tarde  
Blogger Teresa Durães said...

a minha avó de 99 anos nunca foi egoista. neste momento está num lar.

mas ela era uma pessoa dada à razão e à ponderação. A minha outra avó que morreu com 92 anos também não era.

No entanto a minha mãe, filha única, que sempre foi egoísta, está a ficar cada vez mais mas não acalento esse tipo de coisas.

Penso que o egoísmo depende da nossa atitude com a pessoa em questão.

Há sempre o dito "se alguém fizer por mim..."

boa tarde

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ninguém sabe exactamente o que se passa num casal, nem mesmo os membros que o constituem

não me parece que se possa pensar sempre em ponto de equilibrio, mas em vínculo afectivo

U.Q.

1:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker