30 outubro 2006

O poder e o dinheiro

Todos sabemos como dinheiro e poder se cruzam. Todos sabemos como o dinheiro "compra" o poder. Todos esperamos que o Governo tenha a coragem para tomar decisões difíceis que incluam os poderosos, leia-se ricos, e os menos abonados. Afinal este governo tem uma base ideológica, ainda que ténue e cada vez mais distante, que proclama a igualdade de tratamento e de oportunidades. A grande diferença é que os poderosos usam os meios que têm ao seu alcance para pressionar a opinião dos governantes e perverter o uso das suas capacidades.
È com um enorme desagrado que ouço o Dr. João Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Bancos, um organismo corporativo de defesa dos interesses dos banqueiros, afirmar que caso o governo tenha a pretensão de tocar nos impostos sobre os lucros destes o consumidor é que vai pagar.
Se isto não é uma ameaça velada não sei como chamar-lhe. Na verdade o que este senhor está a dizer é que caso os impostos incidam sobre os lucros como em todos os demais negócios deste país, os bancos, que têm lucros crescentes nos últimos anos, vão repercurtir no consumidor este efeito.
Este senhor está a dizer que aumentarão as comissões bancárias cobradas, os serviços bancários cobrados, os juros das aplicações será reduzido, o crédito mais dificil, a economia sofrerá toda ela uma ainda maior desacelaração. Isto mais que uma ameaça é uma clara chantagem sobre um Governo de um estado soberano. Na sequência deste raciocinio pode tambem lêr-se a fuga dos Bancos para países com menor carga fiscal e portanto mais desemprego e maiores dificuldades para qualquer governo recuperar a nossa frágil economia.
Se isto não é um processo de cartelização da economia não sei que nome dar-lhe mas se o Governo tem coragem para reduzir pensões de reformados, aumentar taxas moderadoras, impôr portagens em SCUTs, terá que ter a coragem e encontrar os meios de penalizar quem faz uma chantagem tão ignóbil quanto egoísta.
Com estes banqueiros de "sucesso" fácil, o IRC que incide sobre a banca é reduzido fruto dos desmandes do pós 25 de Abril e potencial fuga de capitais para o estrangeiro, não será de espantar que tenham uma postura de pistoleiros, usam as armas que o liberalismo por eles defendido lhes dá. Que o governo tenha a coragem suficiente para atingir todos de uma forma igualitária é o que espero.

1 Comments:

Blogger 125_azul said...

Ultimamente quanto menos temos mais nos tiram, não te parece? E o Governo soma e segue! Beijinhos, boa semana

10:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker