04 março 2007

Rankings e Votações

Temos assistido nos últimos meses a uma febre eleitoral interessante. Primeiro votou-se, quem o fez, para o aborto. Foi um referendo, na realidade não foi uma eleição porque não se escolheu ninguém mas pôs em movimento imensos movimentos "civicos". Adoro esta expressão, parece que somos uma sociedade mobilizada e interventora. Pela abstenção verificamos que afinal só menos de metade da população se dá ao trabalho de se mexer até uma mesa de voto.
Muito mais interessante, a avaliar pela polémica gerada é a eleição lançada num concurso da RTP. A eleição do "Melhor Português". Aí mostramos a nossa raça, participação maciça numa das eleições mais absurdas e inúteis que me lembro.
Porquê esta minha opinião?
1º Eleger esta personalidade implicava conhecer a história do país profundamente coisa que não acredito, sinceramente.
2º Esta eleição é profundamente estéril só podendo ser encarada como um fenómeno lúdico dada a sua intrínseca inutilidade.
3º As personagens escolhidas foram previamente"encomendadas" por forma a colocar campos ideológicos em confronto. Só assim se entende a escolha de Alvaro Cunhal e Salazar, sendo que para a maioria dos Portugueses eles refletem ideologias e não exemplos a seguir. Não creio que ninguém no situação actual se reveja em nenhum dos dois.
4º As biografias que têm servido de apoio a cada uma das personagens são pouco rigorosas em termos históricos e muitíssimo contestadas por quem percebe do assunto. Veja-se o artigo subscrito por José Mattoso no "Express" de 3 de Março.
5º Estamos a transformar um programa lúdico num produto pretensamente "cultural".
Na minha opinião com esta "cultura" de prime time nivelamos por baixo os nossos conhecimentos e expomos o que realmente somos como sociedade. Não interessa ser profundo nem conhecedor, interessa é poder botar opinião, se possível massificá-la e transmitida pela televisão.
O Sr. Jardim usa essa mesma filosofia e actuou em conformidade, muito show off para no final ser reeleito com o mesmo orçamento e prolongando o seu mandato até aos limites da legalidade.
È disto que o Povo gosta !!!!!

1 Comments:

Blogger João C. Santos said...

Porque só num país como o nosso tudo isto é possivel

8:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker