19 março 2006

Economês

Estamos a chegar ao raiar da loucura jornalística económica. De tantas OPA’s ainda ficamos todos Opados. Por curiosidade li o “Jornal de Negócios” de 15/3 e vi os seguintes títulos:

BCP dispensa 3.000 trabalhadores do BPI
O negócio ainda não está feito mas o BCP já dispensou trabalhadores. Coitado do Sócrates e o seu objectivo da criação de emprego. Com amigos como o BCP não há Emprego que aguente. No entanto e paradoxalmente todos os analistas insistem em que será positivo para a economia. Parece que a economia destas 3000 famílias não conta.

EDP – Talone despede-se com bónus para todos os trabalhadores
Pensava que a EDP ainda era uma Empresa de Serviço Publico e deveria retornar os lucros em favor dos contribuintes/utilizadores. Afinal é só para os contribuintes/utilizadores que trabalham na EDP. Os aumentos somam e seguem.....estamos a falar dos lucros e dos tarifários. Os lucros da EDP foram fantásticos e aparentemente uma gestão de excelência, não entendo porque correm com o presidente. Será porque parte destes resultados foram conseguidos com a venda de património da empresa? Sendo assim andaram a delapidar património de todos e alguém soube?

Pinho perde API para Sócrates
Mas este Pinho já deve ter descido de divisão de tantos jogos perder. Ele perde o “Choque Tecnológico”, agora perde a API, o MIT passou-lhe ao lado, o Bill dos Portões mal o reconheceu...Ainda não entendi porque o Sócrates não faz como o nosso Presidente e dispensa o respectivo conselheiro (neste caso Ministro)

Câmara de Lisboa compra pavilhão de Portugal
Bem, na realidade, não foi uma compra, foi só uma permuta por uns terrenos que faziam falta ao Parque Expo/Nações que, por sua vez, também é propriedade da CML. Há que dar trabalho aos amigos. É preciso é ter muitas empresas, principalmente virtuais, muitos administradores, muitos carros de serviço e respectivos motoristas. Ò Carmona, tu afinal és amigo do Emprego!!

Questiono se será do jornal, se será da realidade, mas não vi um único artigo onde o consumidor/trabalhador fosse directamente beneficiado. A sorte é que no correio tinha um folheto da Worten com umas promoções fantásticas, não temos para comer, mas temos para comprar telemóveis.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Outra OPA ( L`Oreal lança OPA sobre a Body Shop )
Isto tem o dedo do Esquadrão G.

9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim do esquadrão G, que eu saiba os guardadores de ovelhas ainda não usam maquilhagem.
Usam?

9:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu disse guardadores, não disse Pastores.

9:52 da manhã  
Blogger JPS said...

Carissimo Out Of Time,

Você está a fazer jus ao nome, meu caro... É que está mesmo fora do tempo!

Mas julga você, meu amigo, que os bancos ou a EDP são para ajudar as pessoas? Para lhes dar um cobres, ajuda-las a abrir um negocio, tirar um curso?

Obviamente que estas instituições todas só servem para uma coisa: Para dar dinheiro a ganhar a alguem!

E por alguem entende-se os acionistas e os administradores.

MAI NADA!

Não interessa se alguns pacóvios que por lá trabalham vão para a rua, ou se o consumidor acha que é caro. Desde que pague, está tudo.
bem!

Deixo-o com um momento musical cinematográfico: Do "Cabaret"

"Momey makes the world go around
The world go around
The world go around..."


(Escrito em tom de ironia.)

Olhem que o blog está pujante!

2:58 da tarde  
Blogger maria said...

este texto dava pano para mangas...mas há aqui uma incorreção...a EDP não é uma EP...De resto concordo com o Zuko as empresas são para dar lucro pois claro que sim, mas aos accionistas, pois claro...:)
Só é pena é que as EP não sejam também para dar lucro:)

10:39 da tarde  
Blogger Out of Time said...

Maria,
Obrigado pela detecção do erro, já fiz a devida correcção.
Eu sou adepto de empresas lucrativas mesmo que EPs, entendo que devemos ter uma economia competitiva e dinamica.Acho uma fraude esta "manipulação" dos resultados de certas empresas, para quem não está atento, e a manutenção de elevados tarifarios artificiais fruto de uma posição monopolista mantida e defendida pelo Estado. Temos das Energias mais caras da Europa.

10:08 da manhã  
Blogger maria said...

out of time, assino por baixo:)

10:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker