14 março 2006

Portugal, uma justiça a dois tempos

Temos um Ministro da Justiça que decidiu criar o ovo de Colombo da Justiça em Portugal. Este senhor pretende a criação de dois sistemas judiciais a duas velocidades. A primeira será uma Justiça célere e de primeiro mundo a dos “poderosos” ligados á “Inteligência” a segunda será a que temos ou pior e será destinada aos “otários”, leia-se o comum dos Portugueses. Este Ministro deve ter-se baseado na política Chinesa, um país dois sistemas, ou terá lido recentemente o nosso amigo George Orwell no “Triunfo dos Porcos” – todos somos iguais, mas uns mais iguais que os outros.
A outra hipótese, mais elaborada, para a assunção deste dois sistemas poderá ter sido a leitura da revista Seed - divulgação cientifica - deste mês (vejam o Expresso de 4/03). Num artigo de Elizabeth Gould esta neuro-cientista está a revolucionar o conhecimento do cérebro ao demonstrar que o meio envolvente condiciona o desenvolvimento cerebral ao nível fisiológico. As condições de pobreza e de stress podem e afectam a estrutura física do cérebro condicionando a sua inteligência.
Estão a ver a relação ?
O Ministro antecipando a ciência somente nos está a fazer um favor, separar os inteligentes dos menos dotados. Em síntese, o Ministro acha que todos somos iguais , uns mais inteligentes, comprovado pela descoberta acima revelada e outros menos. Para ninguém ficar envergonhado separa-se a justiça pela “Inteligência”.
Foram anos de estudo nas melhores Universidades para chegar a esta depuração cientifica.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Partindo do principio que a neuro-cientista tem razão, o Ministro da Justiça é Podre (b).

5:21 da tarde  
Blogger Rui said...

Será pela inteligência que se está a fazer a diferenciação? Tenho dúvidas - vide o ministro que é ministro e não parece ser inteligente.
Acho que, acima de tudo, está o graveto, o pilim e, ainda antes da inteligência, a esperteza, que é coisa diversa e nada despicienda quando se trata de negócios e politica.

Mas Out of Time, identificado o problema, onde estão as soluções? Vá, força.

5:25 da tarde  
Blogger Out of Time said...

Caro Rui,
Eu não sou ministro para arranjar as soluçoes, mas sou crítico quanto ás encontradas. A minha sugestão será agilizar a justiça que temos utilizando a experiencia de outros países. Espanha tem 5 vezes o nosso tamanho e demora metade do tempo a resolver questões em tribunal. O que se está a promover é anti-constituicional ao diferenciar os cidadãos perante a Justiça. Ainda viro Jacobino..rssr
A Inteligentia que me refiro é o "aparitch", a "nomenklatura", o "poder"..somente usei o trocadilho..
Um abraço justamente

6:17 da tarde  
Blogger soeumesma said...

Ora era mesmo só uma destas que faltava neste nosso país, não vos parece? Já somos por si só o país dos pequeninos e parece-me que com medidas destas ainda mais pequeninos vamos ficar a cada dia.
Eu já não sei bem que raio de politicas devemos imitar até porque mesmo as medidas de 1º mundo que foram adoptadas pelos nosso sucessivos governos deram em merda...
Realmente Deus nos livre de elegermos um dia pessoas verdadeiramente capazes e que tenham a audácia de criar soluções à nossa medida sem copiar seja quem for, até porque somos mais pequenos que muitos e maiores que outros tantos por isso nada mais justo que se conheçam as realidades do país antes de se decidir seja o que for.
Tendo em conta o que bem fala a minha mana aproveito só para deixar outro exemplo da China e que bem ilustra uma realidade de segregação semelhante: as classes mais baixa na China apenas têm acesso a aprender alguns dos milhares de caracteres da sua língua, ao passo que as mais altas t~em acesso a mais. A verdadeira distinção de classes vê-se automáticamente pela percentagem de informações de um jornal que cada um consegue ler. As classes mais baixas chegam mm a só conseguir ler cerca de 20% do conteúdo de um jornal comum. E isto é algo que se encoraja. Ora assim realmente se alimenta uma verdadeira e injusta estractificação social...
Enfim... tristezas. E agora vou-me embora que já chega de vos chatear.
Beijocas aos dois.

10:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vou analisar a proposta, e depois volto para comentar, se ainda for a tempo. De qualquer forma e em forma de lançamento, deixei-me dizer que os portugueses são endémicamente avessos à mudança. Reconhecem que as coisas estão mal, mas mudar é uma maçada. Mas vamos lá a ver o que o minsitro quer efectivamente fazer... até já!

10:44 da manhã  
Blogger XupaNuPipi said...

Penso que deveria ser generalizada essa ideia, a verdade é que em Portugal (no Mundo) tudo é a dois tempos, basta abrir os olhos para ver...cést la vie!PS-isto recorda-me a noticia q li acerca dos "escolhidos" para serem vacinados com a vacina contra a gripe das aves-voilá!Beijos e abraços

12:18 da tarde  
Blogger JPS said...

Meus caros, meus caros...

Tss, Tss, Tsss... Estou muito desiludido com vocês todos. (autor e comentadores)

Mas voces não sabiam que Portugal é um pais feudal? Que quem é fidalgo tem mais direitos e menos deveres que os outros?

2:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker